Clique aqui e veja as últimas notícias!

EMPRÉSTIMO

Precisa de dinheiro? É possível realizar empréstimo usando celular como garantia

Diversas marcas e modelos de celular são aceitas como garantia no empréstimo, desde que o aparelho esteja em bom estado de conservação
12/01/2021 04:30 - Rafaela Moreira


O mercado financeiro oferece várias oportunidades de empréstimo, sabendo que muita gente não vive sem o smartphone, bancos e instituições financeiras oferecem a modalidade do empréstimo com celular como garantia de pagamento. 

O celular é um item indispensável na vida da maioria das pessoas, alguns chegam a custar valores exorbitantes, que equivalem ao preço de eletrodomésticos como geladeira, televisão ou até mesmo carro popular. 

Últimas notícias

O professor e economista, Eugênio Pavão, explicou ao Correio do Estado que é interessante a posição que o celular está ocupando na economia, servindo até mesmo como um ativo financeiro, tal como joias, imóveis ou carros, que serve como garantia de empréstimos no mercado financeiro.

“É melhor que empréstimos em garantia de automóvel, que tem custos altos de transferência de propriedade, vistoria e várias outras funções. Essa é mais uma facilidade da modalidade, e representa um dos melhores negócios do mercado, entretanto, o não pagamento do empréstimo fará com que o celular seja bloqueado até o pagamento. É preciso ter atenção aos juros que variam de acordo com a instituição escolhida”, ressaltou o economista. 

No empréstimo com garantia de celular, o aparelho pode ficar com o banco no qual o crédito foi contratado, ou dependendo da instituição, o cliente pode continuar utilizando o celular normalmente enquanto paga a dívida, sendo necessário instalar um aplicativo que permite à empresa bloquear o smartphone em caso de falta de pagamento, em que é possível utilizar apenas o aplicativo da instituição para quitar a dívida ou ligar para serviços de emergência, como a polícia. 

A opção do empréstimo usando o celular, foi a alternativa que Maria do Carmo, auxiliar de serviços gerais, 48 anos, encontrou para pagar um gasto inesperado, o conserto de sua geladeira. 

“Meu filho me falou dessa opção de empréstimo, estava precisando, foi super rápido e prático. O valor caiu em cinco horas na minha conta, a única coisa ruim é que eles não dão o valor que a gente pede, acabam emprestando o valor que eles querem”, disse Maria do Carmo.

Outra opção de empréstimo bastante conhecida é a modalidade de penhor, em que, é possível deixar uma joia como garantia e pegar o empréstimo. Depois de pagar, com juros, dentro do prazo, a pessoa pode retirar a joia de volta, porém, se atrasar, perde a joia. Pode ser uma corrente de ouro, aliança, relógio ou até mesmo uma joia de família.