Clique aqui e veja as últimas notícias!

INOVAÇÃO

Detran lança sistema Renave, que facilita a compra e venda de veículos

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do Brasil a prestigiar o novo benefício
20/01/2021 11:02 - Naiara Camargo


A partir desta quarta-feira (20), já é possível utilizar o sistema do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) em Mato Grosso do Sul. O Estado é o primeiro do país a implementar a nova vantagem.

Pessoas interessadas em vender ou comprar veículos terão mais facilidade no processo. De acordo com Loretta Figueiredo, diretora de Controle e Registros de Veículos do Detran-MS, veículos darão entrada nas lojas já com a transferência efetivada e com um valor 90% menor do que o habitual. 

Últimas notícias

A vistoria de veículos passará a ser optativa, algo que traz ainda mais economia para clientes. Essa transferência certifica que o antigo dono do veículo não tenha problemas judiciais durantes os trâmites para comercialização. 

O objetivo é facilitar a vida do usuário, proporcionando segurança e economia nas transações.

“O Renave dará mais transparência, segurança e ainda vai gerar economia para quem trabalha com compra e venda de veículos, um segmento onde trabalham milhares de pessoas em Mato Grosso do Sul”, afirma José Carlos Chinaglia, presidente da Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores – Mato Grosso do Sul (Fenabrave-MS).

“Além disso, o consumidor final, aquele que compra ou vende seu veículo, terá a segurança de uma transferência ágil e rápida, evitando problemas futuros, como uma multa de trânsito indevida”, finaliza.

Segundo Rudel Trindade, diretor-presidente do Detran-MS, esse novo sistema é de extrema importância, pois garante a comunicação, registro, controle e acompanhamento das transações comerciais, de modo a possibilitar a escrituração eletrônica dos bens.

“Acredito que estamos no rumo certo e já entramos 2021 com uma ótima notícia, destacando nosso Estado mais uma vez como pioneiro na implantação de recursos favoráveis aos nossos clientes”, disse.

Outra inovação

Desde o último dia 4 de janeiro, o Certificado de Registro Veicular (CRV) e do CRLV Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) já são unificados em um mesmo documento, de forma digital: é o novo CRLV-e.

O objetivo é proporcionar segurança aos proprietários, reduzir custos e desburocratizar o sistema. A nova medida já vale para todo o país. 

“As pessoas estão habituadas a ter o recibo naquele papel verde, como algo de muito valor. Há receio até mesmo no ato do preenchimento, porque no caso de rasura, o proprietário precisa tirar uma segunda via e pagar a mais por isso”, disse Loretta.

“Com o novo formato, isso chega ao fim porque o processo de preenchimento do documento unificado será feito diretamente no sistema do Detran”, finaliza.

Licenciamento 2021

Já está disponível o calendário  do licenciamento 2021. Meses para pagamento são de acordo com o final da placa do carro. 

PLACA FINALMÊS
1 e 2ABRIL
3MAIO
4 e 5JUNHO
6JULHO
7 e 8AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO

Serviços online 

Com a modernização do sistema do Detran-MS, agora há possibilidade de executar serviços de forma online por meio do Portal “Meu Detran”.

O objetivo é reduzir os serviços presenciais em meio à pandemia da Covid-19, e evitar o deslocamento desnecessário de clientes.

“De maneira totalmente digital e com total segurança, essa é uma das facilidades que proporcionamos aos clientes e que continuará evitando o deslocamento desnecessário às agências”, declara Rudel. 

“É importante lembrar que o atendimento presencial é para casos excepcionais, em que o cliente não consiga realizar de forma online. “Isso é uma maneira de barrarmos um pouco a disseminação do vírus””, ressalta Laiza.

Assine o Correio do Estado