Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

COVID-19 E TURISMO

Parte do efetivo da Polícia Militar de Bonito testa positivo para a Covid-19 logo após feriado, mas primeiro caso chegou antes

Secretaria Municipal de Turismo disse que muitas variáveis podem ser causa da contaminação
20/10/2020 19:35 - Brenda Machado


Desde o último feriado de outubro, há pouco mais uma semana, 14 policiais militares de Bonito foram diagnosticados com o novo Coronavírus.

A Companhia informou que o grupo de infectados já foi afastado e retornará somente após o fim do período de quarentena.

Disseram também que, para garantir a segurança do comando, como medida preventiva, todo efetivo passará por testagem nos próximos dias.

Questionado sobre a origem da contaminação, o tenente coronel Cleder Pereira reforçou que não há como afirmar que os diagnósticos sejam resultado das recentes flexibilizações.

Em Nota, a PM declarou que "não haverá prejuízos na prestação de serviços, em virtude do apoio operacional prestados por outras unidades próximas à Bonito".

Como acontece regularmente, devido ao turismo, a cidade conta com a ajuda de agentes das cidades de Aquidauana, Jardim, e até Corumbá; ainda mais em épocas festivas.

Na mesma linha, o secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa, lembrou que antes do feriado um outro PM da Companhia já havia sido afastado por causa da doença.

Segundo ele, como essas pessoas mantiveram contato, mesmo que por um curto período, isso já abriu brecha para um contágio subsequente.

"Por exemplo, nós tivemos equipes da Polícia Ambiental atuando preventivamente nas ruas durante os dias de festas, e nenhum está doente, então não podemos garantir que a origem tenha sido nas aglomerações.", disse Barbosa.

Turismo na pandemia

A capital do ecoturismo de Mato Grosso do Sul tem sido alvo de comentários.

Fotos e vídeos divulgados na internet mostram grandes aglomerações no centro de Bonito: pessoas sem máscara, ingerindo bebidas alcoólicas, amontoadas nas ruas com som alto. 

Augusto Barbosa disse que essas pessoas não representam os ecoturistas, que são o ponto forte da cidade.

"O ecoturista é a pessoa que faz os passeios com a família durante o dia e a noite se recolhe no hotel, ou sai para comer.", disse ele.

Sobre o desrespeito, o secretário ressaltou que o objetivo das orientações municipais não é afastar os visitantes, mas pedir cautela e cuidado com a saúde pública.

Boletim Coronavírus

De acordo com informações da secretaria de Saúde local, Bonito já registrou 562 casos da doença, e 7 mortes, desde o início da pandemia.

Atualmente 18 pessoas seguem em isolamento domiciliar, sendo que apenas 4 delas são munícipes.

Além destes, outros 9 casos ainda estão sendo investigados.

 

Felpuda


Tropas de choque ligadas a alguns vereadores estão agitadas que só nas redes sociais na tentativa de desbancar a concorrência das “chefias” que querem porque querem. Querem a cadeira maior da Câmara Municipal de Campo Grande. A da presidência.

Segundo políticos mais antenados, trata-se do “segundo turno” das eleições do dia 15 de novembro, só que com apenas 29 eleitores.